Em um mundo cada vez mais urbano, a busca por cidades que ofereçam qualidade de vida, sustentabilidade e eficiência se torna uma prioridade. É nesse cenário que o Ranking Connected Smart Cities 2024, elaborado pela Urban Systems, surge como uma bússola, apontando os municípios brasileiros que mais se destacam no caminho para se tornarem ambientes mais inteligentes e conectados. Vamos analisar neste artigo o Top 10 Cidades Mais Inteligentes do Brasil.
O estudo, que se tornou referência no Brasil, vai muito além da tecnologia pois ele parte do princípio de que uma verdadeiramente “smart city” é aquela que compreende o poder da conectividade entre todos os seus setores. Fica evidenciado, portanto, que investimentos em saneamento básico além de gerar benefícios à natureza e ao clima e si, também impactam positivamente a saúde pública, a governança e a economia local. Tal visão holística é no que foi norteado o estudo desenvolvido pela consultoria Urban Systems, que avaliou dados de municípios brasileiros com pelo menos 50 mil habitantes.
Como as Cidades São Avaliadas?
Foi desenvolvida uma métrica denominada IQM (Índice de Qualidade Mercadológica) que analisa 74 indicadores distintos, distribuídos em 11 eixos temáticos, sendo eles: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, saúde, segurança, educação, empreendedorismo, governança, economia e energia.
A análise é minuciosa e considera desde dados sobre a frota de veículos e a extensão das ciclovias até a qualidade da educação, a transparência da gestão pública e o dinamismo da economia local. Para a edição de 2024, a metodologia atribuiu pesos diferentes aos indicadores, valorizando informações mais complexas e estratégicas. Por exemplo, indicadores quantitativos tiveram peso maior, enquanto os dicotômicos (sim ou não) tiveram um peso menor.
Um ponto interessante é a forma como o ranking avalia as leis de planejamento urbano, porque leis mais recentes, como o Plano Diretor, recebem uma pontuação melhor, partindo da premissa de que estão mais alinhadas a conceitos modernos de desenvolvimento, como sustentabilidade e mobilidade não motorizada. Acima de tudo, essa abordagem incentiva os municípios a manterem suas legislações atualizadas e voltadas para o futuro.
O Pódio das Cidades Inteligentes: As 10 Mais Bem Colocadas
A edição de 2024 do ranking trouxe um pódio diversificado, com forte presença da região Sudeste, mas com a liderança incontestável de uma capital do Sul. Conheça as 10 cidades que se destacaram:
1º Lugar – Florianópolis/SC

A grande campeã, com nota 37,525, a capital catarinense se destaca por sua consistência, tendo permanecido no top 10 em todas as edições do estudo. A cidade é a primeira colocada geral, na região Sul e entre os municípios com mais de 500 mil habitantes. Seus pontos fortes estão em mobilidade (3ª posição), segurança (3ª posição) e saúde (4ª posição).
2º Lugar – Vitória/ES

A capital capixaba, ficou em segundo lugar com 37,513 pontos. Surpreende pelo fato de ter subido cinco colocações em relação ao ranking anterior. Além disso, a cidade é a mais bem colocada entre os municípios de 100 a 500 mil habitantes e lidera o eixo de saúde, além de ter ótimos resultados em governança e educação.
3º Lugar – São Paulo/SP

O epicentro financeiro do país ficou em terceiro lugar, com nota 36,828. A metrópole se destaca de forma expressiva no eixo de mobilidade, onde conquistou a primeira colocação nacional, graças à sua diversidade de modais, implementação pioneira de bilhete eletrônico e semáforos inteligentes.
4º Lugar – Curitiba/PR

Com 36,808 pontos, a capital paranaense é um exemplo de planejamento e inovação. Curitiba tem um desempenho notável nos eixos de Tecnologia e Inovação e Empreendedorismo, impulsionando o desenvolvimento da cidade.
5º Lugar – Niterói/RJ

Fechando o top 5, a cidade fluminense obteve a nota 36,765. O grande destaque ficou por conta do eixo de Governança, ficando em primeiro lugar no quesito, nota máxima também em transparência e forte participação social.
6º Lugar – Balneário Camboriú/SC

Com 36,699 pontos, a cidade catarinense é um exemplo em Meio Ambiente, liderando o recorte pelo quarto ano consecutivo. O município se destaca pela universalização do atendimento de água e coleta de resíduos, além de baixíssimos índices de perdas na distribuição de água.
7º Lugar – São Caetano do Sul/SP

Com nota 36,164, a cidade da Grande São Paulo é a líder no eixo de Educação. Destaques incluem a alta oferta de vagas em universidades públicas, bons resultados no ENEM e um investimento per capita em educação superior a quatro mil reais.
8º Lugar – Belo Horizonte/MG

A capital mineira, com 35,705 pontos, mostra sua força e se mantém entre as cidades mais inteligentes do país.
9º Lugar – Barueri/SP

Barueri lidera o eixo de Economia, com 35,579 pontos. O destaque fica por conta do surpreendente crescimento do PIB per capita, a alta renda média da população e também o maior índice de empregabilidade do país, até então.
10º Lugar – Salvador/BA

A capital baiana, fecha o top 10 com 35,364 pontos, sendo a cidade melhor colocada em toda a região Nordeste, demonstrando um desenvolvimento consistente e integrado.
Em suma, os dados mapeados pelo Ranking Connected Smart Cities 2024 contribuem para o desenvolvimento da inteligência urbana no nosso país. As cidades líderes não são apenas aquelas que investem em tecnologia de ponta, mas as que conseguem orquestrar o desenvolvimento de forma equilibrada, conectando políticas públicas de diferentes áreas para criar um ambiente mais humano, sustentável e próspero para todos os seus cidadãos. Top 10 Cidades Mais Inteligentes do Brasil
Fonte: Ranking Connected Smart Cities 10ª Edição 2024 / Urban Systems