Graças a ficção científica, há anos, seres mecânicos são personagens de incontáveis narrativas, ora como aliados, ora como ameaças. Porém, aquilo que antes somente constava no imaginário popular, agora se consolida como uma realidade tangível e, acima de tudo, em rápido desenvolvimento. A corrida para criar o robô humanoide perfeito está a todo vapor, com big techs investindo pesado em protótipos que prometem revolucionar desde a indústria até o nosso cotidiano.
A robótica, como um todo, nunca esteve tão vibrante. A partir de avanços consideráveis em inteligência artificial, lógica computacional e mecânica de precisão, a área está fazendo história, dia após dia, em todo o mundo. A urgência em automatizar tarefas repetitivas e perigosas, somada à busca por soluções para desafios demográficos, impulsiona a inovação em uma escala sem precedentes.
Protótipos que Estão Dando o que Falar
Quando falamos em robôs humanoides, alguns nomes se destacam. Eles não são apenas máquinas, mas sim a prova viva de que a engenharia e a IA podem criar algo surpreendentemente parecido com o ser humano.
Figure: O Gigante Apoiado pela OpenAI
A Figure AI é uma startup que rapidamente se tornou um dos nomes mais quentes no mundo da robótica, pois seu protótipo, o Figure, ganhou destaque por ser considerado o projeto mais avançado até então. A Figure se juntou com a OpenAI para combinar a IA avançada da OpenAI com o hardware do Figure. O resultado foi uma demonstração viral na qual o Figure não apenas interagia verbalmente com um humano, mas também respondia a perguntas e explicava suas ações enquanto as executava, como entregar uma maçã. Esse feito representa um marco, pois mostra uma integração sem precedentes entre a capacidade física de um robô e um modelo de linguagem avançado. A parceria com a Microsoft, que também investiu na Figure, fortalece a posição da empresa como um player chave na futura indústria de robôs humanoides. Recentemente em publicação no X, o robô humanoide apareceu dobrando roupas de forma autônoma.
Today we unveiled the first humanoid robot that can fold laundry autonomously
Same exact Helix architecture, only new data pic.twitter.com/0iEToKfETD
— Figure (@Figure_robot) August 12, 2025
Optimus: A Evolução Contínua da Tesla
O robô humanoide da Tesla também é um dos principais projetos em curso. Desde a sua primeira apresentação, o Optimus evoluiu de um protótipo estático para uma máquina capaz de caminhar com mais fluidez e realizar tarefas complexas. Em publicações recentes, ficou evidente a capacidade do robô de se mover de forma rápida, precisa e de realizar atividades operacionais e até mesmo se reintegrar em uma linha de montagem de carros da Tesla. A empresa tem focado em refinar a percepção do ambiente do robô e a sua capacidade de tomar decisões de forma autônoma, usando a mesma tecnologia de IA que impulsiona os seus veículos. A visão de Elon Musk de ter robôs humanoides em larga escala ainda está de pé.
Optimus folds a shirt pic.twitter.com/3F5o3jVLq1
— Elon Musk (@elonmusk) January 15, 2024
Atlas: Do Parkour à Indústria Pesada
A empresa Boston Dynamics, com o robô Atlas, vem constantemente testando os limites da robótica. Embora o Atlas ainda não seja um produto comercial, sua evolução é impressionante. O projeto da companhia demonstra grande avanço em questão de mobilidade. O robô consegue se recuperar de quedas rapidamente, anda com perícia em terrenos irregulares e executa movimentos com perfeito equilíbrio. O foco da Boston Dynamics está em traduzir essas capacidades em robôs comerciais, como o cão mecânico Spot e o robô de logística Stretch, que já estão sendo usados em ambientes industriais e de construção.
Atlas is demonstrating reinforcement learning policies developed using a motion capture suit. This demonstration was developed in partnership with Boston Dynamics and @rai_inst. pic.twitter.com/bEk6wEDbIn
— Boston Dynamics (@BostonDynamics) March 19, 2025
Ameca: O Robô que Expressa Emoções
A britânica Engineered Arts desenvolveu um robô com uma característica fascinante, uma face realista e movimentos faciais fluidos. O Ameca é capaz de representar visualmente as emoções humanas e interagir de forma mais natural com as pessoas. A proposta deste projeto não é executar tarefas operacionais, mas ser uma plataforma de pesquisa através da interação homem-máquina. Sua presença em eventos e conferências é sempre um destaque, pois a sua capacidade de se comunicar de forma não verbal é um passo fundamental para o futuro da robótica social.
Ask Ameca: Music Fusion
Do you have a question for Ameca? leave it below and it may be used in the next video! #ameca #ai #humanoidrobot #robotics pic.twitter.com/mcY3zBKsBI
— Ameca The Robot (@AmecaTheRobot) June 30, 2023
G1: A Surpresa Chinesa da Unitree Robotics
Como em todos os setores da economia, na robótica humanizada, a potência asiática também não ficaria para trás. A companhia chinesa, conhecida pelos robôs quadrúpedes, apresentou recentemente o G1. O robô tem impressionante velocidade de caminhada e para subir e descer escadas. A empresa demonstra que a China é um player importante no desenvolvimento de robôs humanoides, com um foco em funcionalidade e mobilidade.
Movement creates intelligence – Unitree’s G1 humanoid robot nails the world’s first kip-up!😘
This fresh, newly captured video from Unitree’s testing grounds showcases the breakneck speed of humanoid intelligence advancement. Every day brings something thrilling!#Unitree #Combat… pic.twitter.com/Q9102fw0x1— Unitree (@UnitreeRobotics) March 21, 2025
O Futuro: Desafios e Oportunidades
Em suma, o panorama da robótica mundial apresenta oportunidades imensas. Robôs humanoides poderão auxiliar idosos, atuar em áreas de risco (como a exploração espacial ou a desativação de bombas) e até mesmo se tornarem companheiros sociais. Com a automação operacional, vamos poder nos dedicar, quem sabe, a trabalhos estratégicos e gerenciais.
Portanto, a corrida dos humanoides é mais do que uma competição tecnológica, é uma exploração das fronteiras do que a engenharia e a inteligência artificial podem alcançar. E se os protótipos de hoje são qualquer indicação, o futuro promete ser mais robótico do que jamais imaginamos. A corrida para criar o Robô Humanoide perfeito